Teologia: 13 termos que não são fáceis para calouro

Estudante de teologia

Certa vez, no Messenger do Facebook, recebi a pergunta de amiga: “E o que é homilética?” Prontamente, disse-lhe a resposta. Ela, então, replicou: “Existem vários termos (nomes) difíceis, como por exemplo, escatologia.”

A propósito, você sabe o que é escatologia?

No que segue, além do que responde a pergunta, você acha os significados de 13 termos relativos à teologia.

1. Angelologia

Angelologia: doutrina dos anjos. A palavra angelologia é formada por ággelos e lógos. Ággelos é a transliteração de άγγελος. A qual se dá os sentidos de um mensageiro, embaixador, alguém que é enviado, um anjo, um mensageiro de Deus.

2. Antropologia

Ánthropos mais lógos é igual a antropologia. Áνθρωπος (ánthropos) quer dizer um homem, humano, humanidade. Antropologia: doutrina do homem.

3. Bibliologia

O termo bibliologia é a junção de biblíon e lógos. βιβλίον (biblíon) quer dizer um pequeno livro, um livro, um documento escrito, uma folha em que algo foi escrito. Bibliologia: doutrina da Bíblia.

4. Cristologia

Cristologia quer dizer doutrina de Cristo. O termo cristologia é formado por Khristós e lógos. Χριστός (Khristós) significa o Ungido, o Messias, o Cristo.

5. Escatologia

O vocábulo escatologia é a união de duas palavras gregas: éschatos e lógos. Éσχατος (éschatos): último, final. Escatologia: doutrina das últimas coisas. O que inclui o futuro da profecia bíblica, o fim dos tempos e vida após a morte.

6. Eclesiologia

Eclesiologia: doutrina da Igreja. A palavra eclesiologia é formada por ekklēsía e lógos. Éκκλησία (ekklēsía) - assembleia, congregação. Ekklēsía é a junção de έκ (de fora, saí do meio, a partir de) e καλέω (chamar). Define-se ekklēsía como os chamados por Deus para fora do mundo.

7. Hamartiologia

Hamartiologia: doutrina do pecado. É a união de hamartia e lógos. Áμαρτία (hamartia) significa pecado; o que é feito de errado, cometido ou pecado resultante, uma ofensa, uma violação da lei divina no pensamento ou no ato; o complexo ou agregado dos pecados cometidos, quer por um único homem ou por muitos.

8. Heresiologia

A palavra heresiologia é a junção de hairesis e lógos. Aϊρεσις, transliteração hairesis, quer dizer seita religiosa, dissensão, divisão, opinião, dogma, doutrina herética. Heresiologia: doutrina das seitas e heresias.

9. Homilética

Homilética procede do termo grego όμιλος, que denota uma multidão de homens reunidos, assembleia do povo. De homilos derivou homilia, que quer dizer discurso com a finalidade de convencer e agradar. Homilética é a arte de pregar.

10. Missiologia

O vocábulo missiologia é formado por missio (latim), que quer dizer envio, e lógos (grego). Define-se esse ramo da teologia como a doutrina de missões.

11. Pneumatologia

O termo pneumatologia quer dizer doutrina do Espírito Santo. Pneúma mais lógos é igual pneumatologia. πνεύμα (pneúma) significa espírito (Espírito), vento ou respiração.

12. Soteriologia

Doutrina da salvação: soteriologia. A palavra soteriologia é formada por sōtēría e lógos. Σωτηρία (sōtēría) significa libertação, preservação, segurança, salvação; a soma dos benefícios e bênçãos que os cristãos, resgatados de todos os males terrenos, irá desfrutar após o retorno visível de Cristo do céu no reino consumado e eterno de Deus.

13. Teontologia

Theós mais lógos é igual a teontologia. θεός, transliteração Theós, significa Deus, o Criador e proprietário de todas as coisas. Teontologia é a doutrina de Deus.

14. Algo em comum

Você notou a terminação das palavras em estudo?

Repare bem!

Com exceção de homilética, o sufixo que pertence a todas as palavras é logia (lógos).

Segundo o dicionário grego de Thayer, o termo λόγος (lógos) tem duplo uso, o qual deve ser distinguido: um que diz respeito ao falar e outro tem a ver com o pensamento. No que concerne à fala, em um sentido objetivo, o que é comunicado por instrução, quer dizer doutrina.

É isso aí.

Considerações finais

Enfim, esses termos são complicados para os novos estudantes de teologia.

Logo, diante do exposto, conclui-se que é imprescindível ao calouro da matéria que estuda as coisas de Deus a consulta aos veteranos, livros e dicionários.

Em consequência, por de meio dos significados dos termos teológicos, o estudante muda a classificação do termo de complicado para descomplicado, inteligível, leve.

Postar um comentário