Mundano. Traiçoeiro. Maléfico. Intemporal. Ativo. Pessoa que destaca a qualidade de amigo. Tipos de amigos.
É possível existir amizade entre homem e mundo, um conjunto de elementos interligados hostis a Deus, perdido no pecado, arruinado, depravado.
No que se refere a amizade entre homem e sistema mundano, o melhor comentário bíblico está na Primeira Carta de João 2.15-17.
"Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente."
Tiago: "Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tg 4.4).
Além do mais, em meio aos círculos de amizade, marca presença camarada perigoso. O que trai a confiança de alguém.
Davi, em salmo messiânico, anunciou antecipadamente a traição de Judas Iscariotes, amigo íntimo de Jesus Cristo (Sl 41.9). Por dinheiro, trinta moedas de prata, Judas agiu de forma desleal em relação a Jesus.
A respeito de Judas, Jesus Cristo disse assim: "Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar" (Jo 13.8).
Com essa traição, Judas causou males as outras pessoas e a si mesmo. Por causa do seu ardil, sentiu remorso e cometeu suicídio.
Não só o tesoureiro de Jesus provocou desgraça, mas também Jonadabe.
Ele era amigo e primo de Amnon, homem esperto. Descobriu que o seu parente estava apaixonado pela própria irmã, Tamar; parentesco por parte de pai.
Então, deu-lhe o parecer sobre o que fazer. Amnon atendeu a Jonadabe. E cometeu incesto.
Absalão, irmão de Tamar, dois anos mais tarde, vingou a desmoralização dela ao matar o seu irmão, Amnon (1 Sm 13.1-29).
Com o relacionamento entre os primos, você aprende que não dá para dar ouvidos a todos os conselhos de amigos. Pois, algumas recomendações causarão problemas irreparáveis.
Apesar dessas situações, devemos sentir amor por aqueles com quem mantemos relações de amizade, independente das circunstâncias.
Em todo tempo ama o amigo. Palavras de Salomão em Provérbios 17.17a. O mesmo autor disse no livro de Eclesiastes 3.1-8, que há 28 tempos. 14 positivos. 14 negativos. Ciclos da vida.
Em adição, a consequência de amar o amigo é se transformar em irmão dele. O que é gerado nas aflições, nas dificuldades, nos problemas.
Nos momentos bons ou ruins, há pessoas participativas ou alheias a vida dos amigos. João, como por exemplo, compartilhava de adversidade, de reinado e de qualidade com as Igrejas da Ásia. Às quais o apóstolo escreveu: “Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus" (Ap 1.9 – NVI).
Ao mesmo tempo, o apóstolo do amor se expos como irmão de fé e como pessoa que tinha boas relações com os cristãos da Ásia.
Mais um irmão e amigo: Paulo. Em a Carta aos Filipenses 4.3, o apóstolo manteve em oculto o nome de colaborador, mas atribuiu-lhe qualidade. Eis a referência paulina a ele: “fiel companheiro de jugo”.
No sentido figurado, o termo jugo quer dizer domínio, opressão, sofrimento, obediência, aliança e trabalho. Significações em conformidade com o Dicionário da Bíblia de Almeida.
A partir desta informação, nota-se que o colaborador anônimo era fiel aos compromissos e vínculos do trabalho cristão.
Em análise aos tipos de amigos, conclui-se que o homem escolhe a coisa ou o ser com quem quer manter relação de amizade; pode ser infiel ao companheiro e pessoa que dá maus conselhos.
Porém, é aconselhável amar os amigos em todas as circunstâncias, envolver-se na vida deles e dar destaque às suas qualidades.
Postar um comentário
Postar um comentário