A rotina faz parte da convivência entre Jesus e homem. Jesus Cristo: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lc 9.23).
Nessas palavras de Jesus, acha-se expressão de sentido parecido com rotina. Este termo é sinônimo de dia a dia, segundo o Dicionário de Sinônimos.
Ciente disso, a seguir, você conhece as três atividades comuns no cotidiano cristão.
Negar a si mesmo
"Quando o 'eu' não é negado, ele é necessariamente adorado." A afirmação é de autor anônimo.
E, além disso, se você não esquece de si mesmo, perde a visão ou interesse próprio, certamente, recusará Jesus Cristo como Simão Pedro.
Por três vezes, Simão negou aos homens conhecer a Jesus.
Ele tinha ouvido de seu Mestre: “Mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10.33).
Em outros termos, Jesus é recíproco. Ou seja: tende a reagir ou a responder de igual modo ao tratamento a ele dado pelo seguidor.
Portanto, de maneira inegável, conclui-se que é melhor o cristão negar a si mesmo do que declarar não conhecimento ou ligação com Jesus Cristo.
Tomar sobre si a cruz e carregá-la
Cruz para alguém que prega e segue o cristianismo? Como assim?
Veja o ditado popular: "Cada um tem a sua cruz."
E, agora, a ordem de Jesus Cristo: dia a dia assuma a responsabilidade pela sua cruz. Lance mão da sua cruz. Aceite a sua cruz.
Sem demora: definição. O termo cruz, na linguagem figurada, quer dizer tormento, sofrimento, aflição e angústia.
E, obviamente, como instrumento de tortura, de aflição e de morte, o papel da cruz é mortificar a natureza terrenal, isto é, tirar a vida das obras carnais.
Paulo: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria” (Cl 3.5).
Para mais, o antigo instrumento de severa punição corporal é necessário e indispensável a quem quer receber os ensinamentos e estar em acordo com as ideias cristãs. “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lc 14.27).
“Sem cruz não se segue a Cristo.” A afirmação é de Walter J. Chantry.
Juntar-se a Jesus Cristo como discípulo
O que é andar após Jesus?
Davi H. Stern dá resposta à pergunta: "Seguir a Jesus é dizer não para alguém, não praticando ascetismos ou desenvolvendo uma baixa estima de si mesmo, mas pondo a vontade de Deus acima dos próprios sentimentos, desejos e necessidades."
E, no que lhe toca, o evangelista Lucas escreve sobre Pedro, André, João e Tiago. Por profissão, esse grupo se dedicava a barcos redes, peixes, ou seja, pescaria.
No entanto, os objetos e seres são abandonados pelo quarteto de pescadores para ir atrás de Jesus Cristo (Lc 5.11).
Em contrapartida, nos dias atuais, certos cristãos têm apego a mansões, jatinhos, carros de luxo. Seguidores de Cristo Jesus ou de Mamom?
Lembre-se do grupo de pescadores : renunciou a bens e seguiu alguém que os precedia, unindo-se a ele como seus assistentes e tornando-se seus discípulos.
Fica a reflexão: deixar para seguir em vez de seguir para ganhar.
Considerações finais
Levando tudo isso em consideração, é importante salientar que para ser seguidor de Jesus Cristo depende da vontade humana. Jesus não obriga ninguém a caminhar na sua companhia.
Na verdade, se alguém quer segui-lo precisa viver a rotina cristã. Isto é: negar completamente a si mesmo nos dias bons e maus, tomar a sua cruz e, então, seguir a Cristo.
Postar um comentário
Postar um comentário