8 virtudes de mente sã

Mente sã

Em 2011, eu entrei pela primeira vez no Facebook. Desde então, é acessar a rede de Mark Zukerberg e, imediatamente, colocar os olhos na pergunta: no que você está pensando, Juliano?

E, por causa de uma palavra no questionamento da rede social, lembrei-me do que o apóstolo Paulo disse aos crentes em Filipos.

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8).

Nestas palavras paulinas, estão as oito virtudes de mente sã.

A seguir, em pormenores, confira cada uma delas!

Verdadeiro

O termo verdadeiro, em grego aléthés, quer dizer: 1) Verdadeiro. 2) Que ama a verdade, que fala a verdade, sincero.

O antônimo de verdadeiro é mentiroso. Observe a ordem de Paulo aos crentes em Éfeso: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros um dos outros” (Ef 4.25).

E o comentário da Bíblia de Estudo Cronológica, Aplicação Pessoal, página 1732: “Mentir uns para os outros perturba a unidade, criando conflitos e destruindo a confiança. A mentira destrói relacionamentos e conduz a hostilidades abertas em uma igreja”.

Respeitável

O termo respeitável, em grego semnos, quer dizer: 1) Augusto, venerável, reverendo. 2) Ser venerado pelo caráter, honorável.

Essa virtude, pelo menos para o apóstolo Paulo, era qualificação para os diáconos. “Quanto aos diáconos, é necessário que sejam respeitáveis” (1 Tm 3.8). E pessoas do sexo feminino. “Quanto as mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis” (1 Tm 3.11). Além disso, claro, qualidade das pessoas do sexo masculino. “Quanto aos homens idosos, que sejam respeitáveis (Tt 2.2).

Justo

O vocábulo justo era aplicado aos cidadãos modelo no mundo greco-romano.

Justo, em grego dikaios, quer dizer correto, justo, inocente.

Segundo James Strong, dikaios tem o significado de justo, que observa as leis divinas.

Por sua vez, João: “Filhinhos, não vos deixeis enganar, aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo” (1 Jo 3.7).

Puro

Em grego, puro (hagnos), significa: 1) Respeitável, santo. 2) Puro.

Na Primeira Carta de Paulo a Timóteo, no capítulo 5, versículo 22, estão escritos três conselhos do mestre ao discípulo. Sendo o terceiro: “conserva-te a ti mesmo puro”.

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra” (Sl 119.9).

Amável

Prosphilés, amável, é um adjetivo, derivado de prós, se estendendo para e philéō, carinho afetuoso. Tem o sentido de digno de carinho pessoal; portanto, muito apreciado, ou seja, vale a pena o esforço para ter e abraçar.

No Segundo Livro de Samuel, capítulo 1, versículo 17 a 27, está o lamento de Davi por Saul e Jônatas. Nessa passagem, pai e filho são chamados de amáveis pelo filho de Jessé. Veja o versículo 23: “Saul e Jônatas, queridos e amáveis, tanto na vida como na morte não se separaram! Eram mais ligeiros do que as águias, mais fortes do que os leões.”

Boa fama

A expressão boa fama, em grego euphémos, quer dizer: 1) Que soa bem; 2) Que profere palavras de presságio, que fala auspiciosamente.

De acordo com o sábio Salomão, autor de Eclesiastes, ​melhor é a boa fama do que o unguento precioso. Esta frase contém um trocadilho com os vocábulos hebreus shem (nome) e shemen (azeite ou óleo perfumado).

É isso aí.

Virtude

A palavra grega areté refere-se a bondade moral, ou seja, virtude.

A moral de Caim, por exemplo, qualifica-se como má. Ele mesmo disse a Deus: “É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada” (Gn 6.3 – ACF). Qual é a crueldade? Caim matou o próprio irmão, Abel.

É possível que não tenha unido a sua fé a bondade moral e a bondade moral o conhecimento. (Queira ver 2 Pe 1.5).

Por isso, Caim deu presente a Deus, mas sem boa moral, foi além dos mandamentos divinos.

Louvor

O termo grego epainos significa louvor, aprovação, reconhecimento; algo digno de louvor.

Algo ou alguém merecedor de louvor?

Davi: “Invoco o Senhor, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos” (Sl 18.3).

Para o salmista, autor do salmo 96, Deus também era merecedor de palavras elogiosas. “Porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses” (verso 4).

E, novamente, outro verso de Davi: “Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável” (Sl 145.3).

Além de Deus, existe algo ou alguém digno de louvor? Sim. Exemplo: Paulo escreveu sobre os elogios dados a Igreja de Corinto quanto a assistência aos santos (2 Co 9.1-5).

Considerações finais

Enumeradas as oito virtudes, Paulo ordena aos crentes filipenses: “seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

No contexto da Carta aos Filipenses, capítulo 4, versículo 8, a palavra ocupar, em grego logizomai, tem o sentido de pensar (acerca de), considerar, deixar a mente refletir, propor, raciocinar, planejar.

Com o auxílio dessas informações, a melhor resposta para a pergunta do Facebook é: “Eu estou pensando em não deixar a minha mente refletir sobre o mentiroso, o desrespeitável, o injusto, o impuro, o odioso, a má fama, a maldade moral e o deslouvor”.

Postar um comentário