Em certa ocasião, saí de supermercado com dois produtos na sacola e com uma pergunta em mente.
Desde então, levo em conta a frase que interroga: O que impede alguém de ir à igreja?
Adiante, nas passagens bíblicas e nos exemplos de alguns cristãos, tentaremos encontrar o que responde a pergunta.
Satanás
Impedir. É uma das atividades de Satanás, adversário do povo de Deus.
Aos crentes tessalonicenses, Paulo escreveu sobre isso: “Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu” (1 Ts 2.18 – ACF).
Nesse contexto, temos como palavra-chave: impedir. Por isso, é bom consultar o termo no grego koinê, língua original do Novo Testamento. Nesse idioma, egkopto quer dizer: 1) Cortar, impedir o avanço de alguém ao cortar o seu caminho. 2) Obstruir, estorvar.
À época do apóstolo Paulo, o adversário foi capaz de impedir a visita do apóstolo aos tessalonicenses. Hoje em dia, então, é possível a ele impossibilitar alguém de ir ao edifício de ritos religiosos.
Desobediência
Não acatar ordens pode impedir alguém de ir ao templo.
No que diz respeito a isso, veja a ordenança bíblica: “não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10.25a).
Em grego, o termo congregar, episunagoge, tem sentido de: 1) Uma reunião em um lugar. 2) Assembleia.
A título de exemplo, participo das reuniões em um lugar chamado Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Portanto, deixar de ir aos cultos, de modo óbvio, é parar de dirigir-me ao templo cristão.
Vergonha
Certa moça começou participar dos cultos no templo. De imediato, interessou-se por rapaz da igreja. Logo, por meio de rede social, perguntou-lhe: “Está a fim de conhecer alguém?” Ele disse-lhe que no momento não tinha interesse em conhecer pessoas, a não ser como amigas.
Por semanas, após a resposta negativa dele, a mulher esteve ausente nas reuniões da igreja. Possivelmente, por vergonha de ser rejeitada pelo jovem.
Trabalho
No caixa de supermercado, ao pagar as mercadorias para a igreja, pedi a operadora de caixa que colocasse na nota fiscal o número que identifica a instituição cristã no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Ela me perguntou, ao ver o nome da igreja na tela do computador: “Você é da Assembleia?” Respondi-lhe: “Sim!” Ela: “Minha mãe é da Assembleia”.
Então, a empacotadora entrou na conversa: “Eu também sou da igreja. Faz tempo que não vou ao templo. Comecei a trabalhar e, por causa do horário, não fui mais à igreja.”
À época de procura por emprego, estabeleci critério para preencher uma vaga. A saber, se o horário do expediente não me deixasse comparecer aos cultos, mesmo que o salário fosse alto, eu recusava o serviço.
Cansaço
Certa vez, evangelista convidou alguém para visitar a catedral cristã. O convidado disse a ele: “Estou cansado”. Respondeu-lhe o evangelista: “Estou convidando você para ir ao templo, não para erguer saco de cimento.”
Afora o físico, há outros tipos de cansaço. Como se pode ver: espiritual, mental, emocional, religioso.
A propósito, o evangelista Mateus escreveu sobre a chamada de Jesus a quem se cansou de religião: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).
Considerações finais
Concluindo, é óbvio que, além desses impedimentos para alguém participar das reuniões no templo, certamente, no caminho de casa até o templo cristão, há outros obstáculos para aquele que crê em Deus.
No entanto, é preciso assentar no coração a resolução de que nada embaraçará o comparecimento à casa de Deus.
3 Comentários
Meu amigo Juliano, parabéns por este esplêndido texto, uma leitura saborosa, agradável, que se estendida apreciaria a continuação da leitura. Deus continue te abençoando e inspirando.
ResponderExcluirObrigado, Alan. Abraço.
ResponderExcluirDepois que me casei fui morar na cidade, e eu pedia muito a Deus parar abrir as portas de um emprego pra mim, passaram alguns meses conseguir, mas por conta do horário também não pude ir mais aos cultos, só podia ir nos domingo, o tempo foi passando o cansaço começou me impedir de orar as madrugada. Comecei a esfriar espiritualmente, os desejos da carne surgiram, o cansaço fisico espiritual e emocional estava acabando comigo, esperei ajuda de alguém com uma palavra de ânimo mais não veio ninguém, daí pensei eu não posso ficar nesta situação mesmo com minha fraqueza espiritual e cair nós pés do Senhor clamei por socorro falei que me faltasse tudo mesmo a sua presença, queria tanto um trabalho ms ele me impediu de fazer a obra. estava descidida a pedir demissão porém estava com receio pois sabia que iria perde parte dos meus direitos fiz planos pra sair com 1 ano de ficha, eu estava muito sobrecarregada do trabalho, completei 8 meses de ficha me demitiram já estava com pressentimento que isso iria acontecer fiquei muito feliz com isso, me mudei estou frequentando a igreja novamente ainda não voltei participar do ciclo de oração nem da congregação e clamor pois ainda me falta forças, mais eu creio que vou chegar lá. As vezes sinto falta do trabalho, de conseguir meu próprio dinheiro, mas eu não prefiro ficar sem do que afastada dos caminhos do Senhor, nunca me desviei mas eu imagino o quão difícil é parar voltar, peço sempre misericórdia ao meu Deus que não me deixes me afastar dos seus caminhos amo o meu Deus e me sinto imensamente feliz em servi-lo, agradeço a ele por sua graça e misericórdia para com minha vida, se não fosse seu amor vcs nem estaria lendo isso agora. Que me falte tudo menos a presença do Senhor na minha vida.
ResponderExcluirPostar um comentário