9 versículos para o Dia das Mães

Dia-das-mães

Desde os tempos antigos, há demonstrações de respeito, de apreço ou de admiração pelas mães.

Na Grécia Antiga, os gregos prestavam homenagens à deusa Reia, mãe comum de todos os seres.

Da mesma forma, os romanos faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias (15 a 18 de março). Eram realizadas homenagens a Cibele, mãe dos deuses.

A comemoração do Dia das Mães tomou caráter cristão nos primórdios do cristianismo. Era realizada em homenagem a Maria, a mãe de Jesus.

Na Inglaterra do século XVII, no “Domingo das Mães”, durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para visitarem suas mamães.

Em 1904, nos Estados Unidos, Anna Jarvis propôs a criação de uma data em função das mães. A ideia dela era indicar dia, mês e ano em homenagem a sua mãe, que havia sido um exemplo de mulher (tinha prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana). Pelo Congresso Norte-Americano, então, foi oficializado o Dia das Mães em 1914.

No Brasil, esse dia é comemorado no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). Do mesmo modo, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio em outros países, como por exemplo, Japão, Turquia, Itália e EUA. Em outras partes do mundo, a celebração da data é no primeiro domingo de maio (Portugal, Moçambique, Espanha, Hungria e Lituânia). Alguns países não celebram o Dia das Mães propriamente dito, como é o caso de Israel, que comemora um dia da família.

Infelizmente, o Dia das Mães passou de caráter amoroso a comercial. No Brasil, ele ocupa o segundo lugar nas datas mais lucrativas do comércio (Primeira: natal).

Isto posto, na sequência, colocamos os melhores versículos sobre mãe.

Confira agora!

1. “E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos” (Gn 3.20).

2. “Ficaram desertas as aldeias em Israel, repousaram, até que eu, Débora, me levantei, levantei-me por mãe em Israel” (Js 5.7).

3. [Deus] “Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!” (Sl 113.9).

4. “Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu [Deus] vos consolarei” (Is 66.13a).

5. “Depois, disse ao discípulo: Eis aí a tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa” (Jo 19.27).

6. “Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe” (Gl 4.26).

7. “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa)” (Ef 6.2).

8. “Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu também transborde de alegria pela recordação que guardo da tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti” (2 Tm 1.4,5).

9. “Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa” (Hb 11.11).

As referências bíblicas são da Versão Almeida Revista e Atualizada – ARA.


Referências: 
https://www.suapesquisa.com/historia_dia_das_maes.htm                                         
https://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/36495-voce-conhece-a-origem-do-dia-das-maes-.htm 
https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2014/05/historia-obscura-do-dia-das-maes.html

Postar um comentário