9 versículos para o Dia dos Pais

Dia-dos-pais

No Brasil, no segundo domingo de agosto, comemora-se o Dia dos Pais. Assim sendo, o décimo segundo dia do oitavo mês de 2018 é o do homem que tem filhos.

Segundo ditado popular, tudo tem a primeira vez. E, no país tupiniquim, a data que ocupa a posição número um no Dia dos Pais é 16 de agosto de 1953. Chamada naquele tempo de o Dia do Papai. Essa data foi ideia do publicitário Sylvio Bhering, à época, diretor do jornal e da rádio O Globo. A princípio, como a população brasileira era de forma predominante católica, o objetivo foi associar a data ao dia de São Joaquim, que, na tradição católica, é pai de Maria e avô de Jesus.

Como dito anteriormente, na República Federativa do Brasil, comemora-se esse dia no segundo domingo de agosto, no entanto, em outros países, como nos Estados Unidos da América, por exemplo, no terceiro domingo de junho. Ademais, há países que celebram o Dia dos Pais em outras datas.

A título de curiosidade, o Dia dos Pais dá volta no tempo – há mais de quatro mil anos. Há quem diga que essa data teve origem na Babilônia. Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria moldado uma placa em argila em que desejava sorte, saúde e vida longa ao pai famoso.

Isto é, para finalizar, a história do Dia dos Pais. A seguir, vejamos alguns textos sagrados com a palavra pai.

1. “Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí” (Gn 17.5).

2. “Meu pai me fez jurar, declarando: eis que eu morro; no meu sepulcro que abri para mim na terra de Canaã, ali me sepultarás. Agora, desejo subir e sepultar meu pai, depois voltarei” (Gn 50.5).

3. “Jamais seu pai o contrariou, dizendo: Por que procedes assim? Além disso, era ele de aparência mui formosa e nascera depois de Absalão” (1 Rs 1.6).

4. “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem” (Sl 103.13).

5. “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef 6.4).

6. “Não repreenda um homem mais velho, mas o aconselhe como ele se fosse o seu pai” (1 Tm 5.1a - NTLH).

7. “Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei” (Hb 11.23).

8. “É para disciplina que perseverais (Deus vos considera como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?” (Hb 12.7).

9. “Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio” (1 Jo 2.13a).

Salvo indicação ao contrário, as citações bíblicas utilizadas no artigo foram extraídas da versão Almeida Revista e Atualizada - ARA.


Referências: 
https://www.meliuz.com.br/blog/como-surgiu-dia-dos-pais/ 
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-dos-pais-1.htm 
https://mdemulher.abril.com.br/familia/origem-dia-dos-pais-por-que-comemorado-agosto/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Pais 

Postar um comentário