Estudo bíblico: 5 tipos de desviados

Desvio

Certa vez, no culto, na hora do apelo, disse o pregador: _"A palavra desviado não está na Bíblia Sagrada."

Alguém que se afastou do caminho considerado certo é desviado. Este termo é o particípio passado de desviar, segundo o dicionário Porto Editora.

No aplicativo Bíblia JFA Offline, na Almeida Revista e Atualizada (ARA), de 1993, a pesquisa mostra cinco resultados para a palavra desviado. São quatro no Antigo Testamento: Gênesis 9.23, 1 Reis 2.28, Ezequiel 44.10 e Malaquias 2.8. E um no Novo Testamento: Tito 1.14.

Agora, com base em outras referências bíblicas, você confere cinco tipos de desviados.

1. Desviados de Deus

"Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim." Afirmação divina escrita pelo profeta Oseias (Os 11.7a).

Da primeira parte do versículo, duas expressões a observar.

Em primeiro lugar: na linguagem figurada, a expressão inclinar quer dizer que demonstra tendência, propenso, disposto.

Exemplo de disposição: Jonas. Deus disse ao profeta: "Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela. Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis." (Jn 1.2a,b; 1.3a).

Em segundo lugar: em hebraico, o vocábulo desviar (משׂבה, meshubah) significa afastamento, retorno, apostasia.

A seguir, uma citação para cada um dos sentidos do termo desviar.

"Para alguns de nós, a maior habilidade parece ser a de afastar-se do bom Pastor" (Geoffrey King).

"Cai nas profundezas maiores do inferno quem volta atrás" (Thomas Watson).

"A apostasia é uma perversão que conduz ao mal, depois de uma aparente conversão" (Timothy Cruso).

É isso aí.

2. Desviados dos mandamentos divinos

"Increpaste os soberbos, os malditos, que se desviam dos teus mandamentos" (Sl 199. 21).

Esse verso identifica os desviados dos mandamentos de Deus: soberbos, aqueles que têm soberba.

A soberba é senhora. Observe o pedido do salmista a Deus contra ela: — "Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim" (Sl 19.13a).

Ao tornar-se senhora, ela faz mal ao escravo. A saber, o prejuízo é afastar o homem de algo santo, bom e justo. Essas são três qualidades do mandamento divino de acordo com o apóstolo Paulo (Rm 7.12).

No demais, o desviado de mandamento sagrado é amaldiçoado. Por que? Veja: "Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém" (Dt 27.26).

Veja mais: "Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las" (Gl 3.10).

Enfim, se você fizer a petição do salmista, jamais afastar-se-á dos mandos sagrados.

3. Desviados da fé

O apóstolo Paulo aponta duas causas para o desvio da fé evangélica.

Primeira: cobiça. Observe 1 Timóteo 6.10: "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores."

Agora, verifique a expressão cobiça (ορεγομαι, orégomai) em grego:

1) Esticar-se a fim de tocar ou agarrar algo, alcançar ou desejar algo;

2) Entregar-se ao amor do dinheiro.

Depois de saber disso, enfim, é bom dizer que nem toda ambição desvia da fé.

Segunda: conhecimento falso.

"E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam, pois alguns, professando-o, se desviaram da fé. A graça seja convosco" (1 Tm 6.20,21).

Com essas palavras, conforme Wiersbe, (2007, pp. 308 e 309), Paulo refere-se aos ensinamentos heréticos dos gnósticos. Os quais afirmam possuir "conhecimento espiritual especial". Isto é: mistura de cristianismo, misticismo oriental, filosofia grega e legalismo judaico.

Por último, a quantidade de justificativas para desviar-se da fé é a mesma para manter-se nela: não se entregar ao amor do dinheiro e evitar “abraçar” o saber errado.

4. Desviados da verdade

O apóstolo Paulo, como separados da verdade, cita dois falsos mestres.

Leia 2 Timóteo 2.17,18: "Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns."

É provável que o Himeneu mencionado em 2 Timóteo 2.17 seja o homem citado em 1 Timóteo 1.20. Fileto é mencionado apenas em 2 Timóteo 2.17.

O ato de falar da dupla é comparável ao câncer. "A linguagem deles corrói como câncer."

Em grego, o termo câncer (γαγγραινα, gaggraina) é gangrena. Isto é: enfermidade pela qual qualquer parte do corpo que sofre de inflamação, torna-se tão corrompida que, a menos que remédio seja oportunamente aplicado, o mal continua propagando-se, atinge outras partes, e por último corrói os ossos.

Assim sendo, o efeito da fala de Himeneu e Fileto é ruim. "E estão pervertendo a fé a alguns."

Analise a palavra perverter (ἀνατρέπω, anatrepó) em grego:

1) Derrubar, arruinar, destruir; 2) Subverter.

A partir disso, portanto, você percebe que o desviado da verdade, com o seu ensino, destrói a fé de alguns. Não de todos.

5. Desviados das transgressões

Desviar-se das transgressões é obedecer a Deus. Por intermédio do profeta Ezequiel, Deus ordenou a Israel: "Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões" (Ez 18.30b).

Essa ordem é dupla: converter e desviar.

É possível alguém se converter sem se afastar das próprias transgressões? Não! Primeiro: conversão. Depois, desvio. São duas palavras ligadas na ordenança divinal.

A saber, transgressão é o ato de transgredir. Isto é: ir além do que é permitido na lei, no caso, na de Deus. "Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei" (Tg 2.11).

No demais, a ordem é para desviar-se de algumas ou de todas as infrações? Desviar-se das violações dos outros ou das minhas?

Verdadeiramente, portanto, a conversão é distanciar-se de todas as próprias transgressões.

Considerações finais

Enfim, dado o exposto, percebe-se que a palavra desviado está na Bíblia Sagrada.

Dos cinco desviados, quatro pontos são negativos. A conhecer, os efeitos de desviar-se de Deus, dos mandamentos, da fé e da verdade são prejudiciais, maléficos, nocivos.

Um ponto é positivo. A saber, as consequências de desviar-se das próprias transgressões são proveitosas, bondosas, saudáveis. "E a iniquidade não vos servirá de tropeço." (Ez 18.30).

Postar um comentário